Foto: prefeitura de Santiago (Divulgação)
As fortes chuvas registradas no fim de semana em Santiago provocaram alguns danos no município, principalmente em áreas do interior, mas segundo o prefeito Marcelo Gorski de Matos, em entrevista à Rádio CDN 93.5FM, os estragos foram menores do que o esperado, graças à preparação das equipes da prefeitura e aos alertas da Defesa Civil do Estado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com o prefeito, ainda no sábado (11) foi realizada uma reunião com a Defesa Civil, que apontou Santiago como uma das cidades que precisariam de atenção especial devido à possibilidade de granizo, ventos fortes e chuvas intensas.
— Nossas equipes ficaram em prontidão para agir rapidamente, mas felizmente, comparado aos prognósticos iniciais, os danos foram poucos.
Na zona urbana, os impactos foram limitados. O registro de ocorrências se restringiu a duas ruas da cidade: uma árvore caiu no Bairro Belisário e outra atingiu o pátio de uma residência no Bairro Lulu Genro. Segundo o prefeito, foram apenas esses dois problemas que ocorreram na cidade.
Já no interior do município, os efeitos da chuva foram mais significativos, especialmente na localidade de Florida, onde cinco residências foram atingidas. A prefeitura distribuiu lonas para oito famílias em diferentes localidades. Nessas regiões, além de danos a residências, houve queda de árvores e postes, e a ponte principal do Balneário Ernesto Alves precisou ser interditada por algumas horas.
O temporal ocorreu por volta das 3h da madrugada de domingo (12) e durou aproximadamente 20 minutos, com rajadas de vento de até 100 km/h. Em algumas localidades, houve a ocorrência de granizo, mas o tamanho das pedras foi pequeno, bem abaixo do previsto pelos alertas da Defesa Civil.
— Tínhamos uma preocupação muito grande com granizo forte, mas felizmente foi muito menor do que o esperado — destaca o prefeito.
O prefeito também informou que 262 consumidores chegaram a ficar sem energia elétrica, e que algumas localidades ainda não haviam tido o serviço restabelecido até a manhã desta segunda-feira (13), com cerca de 80 consumidores ainda sem luz. Equipes da prefeitura estão atuando no interior, removendo árvores caídas e oferecendo suporte às famílias atingidas. Além disso, na BR-287, no trecho entre Santiago e Jaguari, árvores e galhos sobre a pista foram retirados com auxílio da Polícia Rodoviária Federal e moradores locais.
Apesar dos transtornos, nenhuma família precisou deixar suas casas de forma definitiva. O suporte da prefeitura, com a entrega provisória de lonas, foi suficiente para que todos permanecessem em suas residências até a resolução dos problemas.
Sobre a estimativa de valores dos danos, o prefeito informou que o levantamento ainda está em andamento e que os dados oficiais devem ser atualizados ao longo da semana pela Defesa Civil. Questionado sobre a possibilidade de decreto de situação de emergência, Gorski descartou a medida.
— Não é uma questão de emergência. O município conseguirá fornecer o suporte necessário a todos os atingidos — garante.